Chegamos, Amapá!

CSA realiza serviços hidráulicos para retirada de vazamentos nos apartamentos do Macapaba

São substituídas torneiras, chuveiros e caixas acopladas nos banheiros. Todo material é gratuito e as trocas auxiliam na redução nos índices de perdas de água que afetam na pressão da rede e no consumo medido dos clientes.  

A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) iniciou uma força-tarefa para retirar vazamentos e reduzir as perdas nas redes de abastecimento que atendem o Habitacional Macapaba, na zona norte da capital. O trabalho consiste na realização de reparos hidráulicos, troca de torneiras, chuveiros e instalação de novas caixas acopladas nos banheiros. Com o trabalho, se reduz o desperdício que afeta, muitas vezes, a força da água que chega na casa dos clientes.

Com o agendamento e permissão dos clientes que desejam receber os serviços, as equipes da CSA entram nos apartamentos e fazem as trocas hidráulicas nas redes que apresentam vazamentos visíveis ou invisíveis. Todo o material novo instalado é gratuito e mais de 500 famílias serão beneficiadas na primeira etapa do projeto.

As equipes atuam dentro dos apartamentos.
Os serviços são gratuitos.
O trabalho é realizado com a permissão dos moradores.

Água e reparos

A força-tarefa iniciou com o novo horário de abastecimento do conjunto, que passou a receber água das 5h às 23h diariamente, deixando para trás o antigo horário, que liberava água apenas três vezes ao dia.

Uma mudança que fez diferença na rotina dos moradores, como conta a costureira Deusonete Brito, de 55 anos: “Está muito diferente desde que passamos a ter água durante o dia todo aqui no Macapaba. Agora dá para fazer as tarefas da casa sem preocupação. Também abri as portas da minha casa para que a equipe da CSA visse se tinha vazamentos e resolvesse qualquer problema”, conta.

Deusonete fala da mudança na rotina com a chegada da água.

Com o novo modelo estabelecido pela CSA, por meio da interligação de uma adutora no habitacional em julho deste ano, as tubulações e redes mais antigas sofreram com a pressão da água ininterrupta, os vazamentos surgiram. Com eles, a necessidade do trabalho voltado para esta realidade.   

O trabalho que estamos realizando impacta não só na redução dos índices de perdas de água, que é um recurso natural finito tão importante e um tema tão debatido quando falamos de sustentabilidade, mas também reflete nos valores das faturas. Quando tiramos vazamentos, reduzimos os desperdícios e isso traz economia para a família”, explica Ancelso Silva, analista de Perdas da CSA.

As equipes atuam durante o dia, devidamente identificadas e podem ser acionadas por meio dos líderes comunitários que mantém um canal de comunicação ativo com a empresa. “Sabemos que a responsabilidade da manutenção das redes dentro das casas não é nossa, mas nossa missão é levar mais qualidade de vida para quem recebe os nossos serviços, por isso, este trabalho iniciou e seguirá, contando com a colaboração de todos para que cheguemos mais longe”, concluiu o colaborador da empresa. 

Macapá, 18 de setembro de 2023

Comunicação CSA