Chegamos, Amapá!

Avançam as obras de substituição de redes de água em Macapá

Mais de 7 quilômetros de novas tubulações já foram instalados no centro da capital. As operações fazem parte do plano de investimentos iniciais da Concessionária de Saneamento do Amapá.

A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) segue com o plano de substituição de redes de água antigas por novas na capital. A operação já percorreu mais de 7 quilômetros com o Método Não Destrutivo (MND) por vias do centro de Macapá. A execução acontece de maneira ágil e sem a necessidade de escavações de valas ou interdições do trânsito na área. Os trabalhos fazem parte do plano de investimentos iniciais da CSA.

Equipes de campo em atuação.
Método Não Destrutivo em ação.
Com a metodologia, as vias não são completamente interditadas.

Por meio do método utilizado pela concessionária, é possível instalar a tubulação, feita de polietileno de alta densidade (PEAD), no mesmo local da rede antiga por meio de janelas menores. O material antigo retirado apresenta deterioração e pode justificar problemas históricos de falta de abastecimento em Macapá. As novas redes já estão em atividade na Avenida FAB, Mendonça Junior, Salgado Filho, Almirante Barroso, Professor Tostes e Hildemar Maia.

Redes antigas são retiradas das ruas.
Material deteriorado encontrado na tubulação.

“Optamos pelo MND para agilizar as operações em Macapá com uma metodologia moderna e já utilizada por outras grandes empresas de saneamento. A expectativa é que o investimento nas novas tubulações represente a construção de um novo serviço de abastecimento, tão esperado, para os amapaenses”, explica Yanka Freitas, engenheira responsável pelas frentes de trabalho.

Plano de investimentos

A CSA completa 1 ano de operações no Amapá neste mês de julho com diversas obras em fase final de execução. Foram mais de R$11 milhões destinados para recuperação da infraestrutura recebida com a concessão dos serviços de água e esgoto.

O trabalho segue com a nova rede adutora que leva água durante todo o dia para o Habitacional Macapaba – que já está em operação-, com a unidade de captação de água do Rio Amazonas, que deve ser finalizada até o fim deste mês e a Estação de Tratamento de Macapá, que passa por reforma e modernização completa. Ainda no pacote de investimentos serão lançadas nas próximas semanas as obras de construção dos novos reservatórios dos bairros Buritizal, Paraíso e Fonte Nova (Santana).

Fale conosco

A CSA mantém um canal de comunicação ativo com os usuários na Central de Atendimento 24h. Em caso de dúvidas ou solicitação de serviços, os clientes podem entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 086 0116.

Macapá, 20 de julho de 2023

Comunicação CSA