Chegamos, Amapá!

“Sou a primeira operadora de ETA na história do meu município”, celebra Leandra Brilhante

Neste Dia Internacional da Mulher, a colaboradora da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) trabalha na Estação de Tratamento de Água de Tartarugalzinho e celebra a conquista de um espaço antes só ocupado por homens.  

Tartarugalzinho existe há 35 anos e fica a 230 quilômetros de Macapá. É neste município com pouco mais de 15 mil habitantes que um novo momento para o saneamento local vem sendo construído com a ajuda de Leandra Cristina Brilhante, a primeira operadora mulher na história da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. Ela é destaque da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) neste Dia Internacional da Mulher.

Leandra tem 29 anos, é mãe do Pietro de 8 anos, e antes de trabalhar como operadora na ETA Tartarugalzinho, foi professora de português na rede pública de ensino. Acadêmica do curso de Farmácia, desde a chegada da CSA ao Amapá, se apaixonou pela oportunidade de atuar com o tratamento de água no município em que nasceu e foi criada.

Leandra é a primeira operadora de ETA de Tartarugalzinho.
"É um desafio diário e estou apaixonada pela missão", diz Brilhante.

“Eu sou natural de Tartarugalzinho e vi na operação da ETA um novo desafio, antes só executado por homens. Me propus a aprender, que qualifiquei e hoje sou, com muito orgulho, a primeira operadora da história do saneamento na minha cidade”, ressalta Brilhante.

O trabalho da Leandra consiste em manter o pleno funcionamento operacional da ETA Tartarugalzinho, que produz em média, diariamente, 900 mil litros de água para a cidade. Leandra também cuida da análise de quatro parâmetros da qualidade da água que é distribuída. Sendo a única mulher, ela compõe uma equipe de 4 operadores e 2 agentes de saneamento.

Lugar de mulher

A liderança do município também fica a cargo de uma mulher. Auryane Lima é responsável por conduzir as equipes em Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá e Calçoene. Com equipes contratadas em cada cidade, a líder mantém a prestação de serviços e a comunicação constante com os clientes da CSA.

"É um Dia Internacional da Mulher especial pra mim".
Auryane e Leandra são as mulheres na equipe de Tartarugalzinho.

Auryane e Leandra são parte de uma política de inclusão de mulheres no mercado de trabalho que é presente dentro da Concessionária. Em 8 meses de operações em solo amapaense, já foram contratadas 60 colaboradoras para as áreas de operação, financeiro, jurídico, comercial, entre outras.

“Eu tô apaixonada pela missão de receber a água bruta e tratá-la para distribuir aos nossos clientes. É uma oportunidade maravilhosa na qual sei que tenho um caminho de crescimento que me espera dentro da CSA. É, sem dúvida, um Dia Internacional da Mulher especial para mim”, concluiu Leandra.

7 de março de 2023

Comunicação CSA