Chegamos, Amapá!

Com mais de 80% de execução, construção da nova adutora de água avança na zona norte de Macapá

Com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2023, o novo sistema de abastecimento atenderá prioritariamente os 22 mil moradores do Habitacional Macabapa.

A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) avança com a construção de um novo sistema de água tratada para atender aos moradores do Macapaba. Iniciada em dezembro de 2022, a nova adutora já conta com 85% dos serviços executados e tem como objetivo interligar a Estação de Tratamento de Água de Macapá (ETAM) ao habitacional, para proporcionar fornecimento de água 24 horas para a comunidade.

Nesta fase dos trabalhos, as equipes instalam a ligação da adutora pelas margens da BR-210, na zona norte da capital. São 3,5 km de extensão na nova rede que passa pelos bairros Infraero I, Açaí, Morada das Palmeiras e Jardim Felicidade, terminando no Macapaba. A obra está orçada em R$6,6 milhões, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2023.

As equipes trabalham em ritmo acelerado.
A tubulação está sendo instalada às margens da BR-210, na zona norte de Macapá.

Atualmente, o conjunto Macapaba possui um sistema isolado de abastecimento com poços tubulares profundos que foram reabilitados pela CSA ao iniciar suas operações no Amapá, em julho deste ano. O sistema atual tem capacidade de fornecimento com três janelas diárias de intermitência. A nova rede vai reforçar a água no habitacional, garantindo abastecimento regular para os 22 mil moradores do local.

“Estamos com as obras avançadas em nossa adutora. Isso representa o compromisso da CSA com os moradores do habitacional e com a construção de um novo momento no saneamento do Amapá. Estamos apenas no começo dos nossos investimentos, teremos muito o que celebrar ainda”, destaca Yanka Freitas, engenheira da CSA.

Mais investimentos

A CSA assumiu as operações de água e esgoto no estado em julho de 2022. A construção da nova adutora da zona norte faz parte do pacote de investimentos da concessionária na recuperação da infraestrutura recebida e na modernização dos sistemas de abastecimento existentes nas áreas urbanas dos 16 municípios do Amapá. Na capital, também estão em execução a reforma e modernização da ETAM e da captação de água bruta do Rio Amazonas.

Macapá, 27 de fevereiro de 2023

Comunicaçao CSA