Chegamos, Amapá!

Lideranças do Habitacional Macapaba visitam obras na Estação de Tratamento de Água de Macapá

A visita foi liderada pela equipe de Comunidade da CSA, que mantém aberto e contínuo o relacionamento com os líderes representantes de todas as áreas contempladas pela concessão de água e esgoto no estado.

A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) abriu as portas da Estação de Tratamento de Água de Macapá (ETAM) para lideranças do Habitacional Macapaba nesta terça-feira (10/01). Os visitantes acompanharam de perto o ritmo das obras de reforma e modernização na unidade, além de conferirem o trabalho diário das equipes que realizam o tratamento da água e monitoram as ocorrências pela central de operações.

A visita foi organizada pela equipe de Comunidade da CSA, que mantém o relacionamento contínuo com as lideranças de todas as áreas contempladas pela concessão de água e esgoto no Amapá. O gerente de operações da CSA, Marcus Vinícius da Silva, conduziu os líderes dentro da ETAM.

“Os representantes do habitacional Macapaba compõem a primeira turma do Projeto Portas Abertas, que compõe o Programa E+ Comunidade. Vamos expandir essa iniciativa para outros públicos e aproximar ainda mais a comunidade das nossas operações. Isso é importante para fortalecer nosso valor de transparência com nossas ações e garantir que o novo momento do saneamento amapaense seja construído com a ajuda de todos”, explicou Geaneide Vilhena, executiva de Comunidade da CSA.

A comitiva pôde tirar dúvidas sobre a reforma e modernização da ETAM, acompanhar o trabalho dos técnicos de laboratório da qualidade da água e falar sobre questões relacionadas ao abastecimento do habitacional, que atualmente aguarda a conclusão das obras da nova adutora de água tratada. O intuito da concessionária é proporcionar uma experiência de pertencimento ao processo de mudança de realidade local nas operações de água e esgoto.

“Antes de vivermos esse momento a gente não conhecia o processo de tratamento de água até a chegada em nossas casas, além disso, podemos entender como a empresa tem trabalhado para resolver os problemas que temos de falta de água hoje. Estamos muito felizes por esse momento, que seja o primeiro de muitos”, disse Manoel Ferreira, presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública do Macapaba.

Seu Manoel Ferreira falou com satisfação da oportunidade de conhecer a ETAM

Investimentos

O sistema atual no Macapaba tem capacidade de fornecimento com três janelas diárias de intermitência. A nova rede adutora, iniciada em dezembro de 2022, vai reforçar a água no habitacional, garantindo abastecimento regular. A previsão de entrega é no primeiro semestre de 2023.

A adutora é um sistema que serve para transportar água do reservatório principal para locais de abastecimento. A nova adutora da zona norte terá 3,5 km de extensão e partirá do Centro de Reservação Felicidades que recebe água da Estação de Tratamento de Água de Macapá (ETAM), localizada no bairro Trem. Seu sistema levará água 24h ao Habitacional Macapaba, passando por diversos outros bairros.

Dentro da ETAM, os investimentos de mais de R$25 milhões iniciaram em julho de 2022, quando a CSA assumiu as operações no Amapá. As obras são intensificadas na reforma de toda a estrutura de tratamento que garante a qualidade e diminui o nível de perdas de água tratada dentro da estação. A modernização também ocorre no prédio e nas calçadas do entorno.  

Comunicação CSA