Chegamos, Amapá!

Nova adutora de água tratada da zona norte de Macapá vai beneficiar 22 mil pessoas no Macapaba

Orçada em R$6,6 milhões, a obra será executada pela Concessionária de Saneamento do Amapá, com previsão de entrega em abril de 2023.

A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) realizou nesta sexta-feira (02/12) a cerimônia de lançamento da obra de expansão da rede de abastecimento de água da zona norte de Macapá. A nova adutora de água tratada ligará o reservatório do bairro Jardim Felicidade ao Macapaba, beneficiando inicialmente os mais de 22 mil habitantes do habitacional.

A adutora é um sistema que serve para condução ou transporte de água do reservatório para locais de abastecimento. A nova adutora da zona norte terá 3,5 km de extensão e partirá do Centro de Reservação Felicidades que recebe água da Estação de Tratamento de Água de Macapá (ETAM), localizada no bairro Trem. Seu sistema levará água ao Habitacional Macapaba, passando por diversos outros bairros.

Atualmente, o conjunto Macapaba possui um sistema isolado de abastecimento com poços tubulares profundos que foram reabilitados pela CSA ao iniciar suas operações no Amapá, em julho deste ano. O sistema atual tem capacidade de fornecimento com três janelas diárias de intermitência. A nova rede vai reforçar a água no habitacional, garantindo abastecimento regular. 

“Esta expansão da rede de abastecimento neste primeiro momento atende ao apelo antigo dos moradores do Macapaba. É a chegada de um novo momento no saneamento da capital, um compromisso nosso”, explica Iran Correia, gerente de obras da CSA. 

A cerimônia de lançamento ocorreu no habitacional e contou com a presença da diretoria da concessionária, representantes do Governo do Estado e comunidade beneficiada com a adutora.

“O sistema do Macapaba teve problemas na distribuição de água desde sua construção. Muitos estudos foram realizados até que se chegasse à decisão de construir uma adutora. Essa decisão, com a chegada da CSA, vai resolver em definitivo o problema desta comunidade, é uma conquista”, destacou o governador do Amapá, Waldez Góes.

A obra está orçada em R$6,6 milhões e sua tubulação passará pelos bairros Infraero I, Açaí, Morada das Palmeiras e Jardim Felicidade, terminando no Macapaba. A previsão para entrega da nova rede é abril de 2023.

O superintendente técnico da CSA, João Marcelo Lima, ressaltou a importância deste investimento para a população: “Mesmo antes de iniciarmos as operações no Amapá sempre mantivemos nosso olhar voltado para os apelos da comunidade do Macapaba. Os investimentos nesta região são prioridade pois representam mais qualidade de vida para nossos clientes”, finalizou.

Comunicação CSA