Chegamos, Amapá!

CSA orienta população sobre uso correto da rede coletora de esgoto para evitar entupimentos

A conscientização da população pode evitar transtornos como o extravasamento dos dejetos coletados, o que incide no mau cheiro das vias e na proliferação de doenças.

A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) tem trabalhado continuamente desde o início de suas operações para construção de um novo serviço de esgoto nas áreas urbanas dos 16 municípios do estado. Esse processo passa pela recuperação da infraestrutura recebida, pelo planejamento de expansão da rede para os municípios que não possuem o serviço e, principalmente, pela conscientização dos seus clientes para o uso correto dos sistemas disponíveis, evitando assim, a obstrução das redes de esgoto existentes.

O entupimento das redes pode incidir no retorno da água coletada nas vias ou nos próprios imóveis dos clientes, trazendo transtornos como mau cheiro e proliferação de doenças. O caminho para evitar este cenário é a prevenção. A CSA orienta clientes sobre quais materiais não devem ser descartados no sistema.

“É importante ressaltar que vivemos em comunidade, por isso, boas práticas de uso correto da rede de esgoto executadas em cadeia, favorecem a todos. A CSA tem trabalhado para desobstruir vias e evitar extravasamento, mas a população precisa fazer a sua parte para o descarte correto dos resíduos”, diz o gerente de operações da CSA, Marcus Vinícius da Silva.

Fique atento às dicas para uso correto da rede de esgoto:

·       Não jogue o óleo de cozinha pelo ralo. O óleo é uma substância que não se dissolve na água e um litro pode contaminar 20 mil litros de água, além do solo. Sua substância cria uma camada que entope o encanamento, dificultando a passagem de água;

·       Não descarte fraldas, algodão, papel higiênico ou qualquer outro objeto no vaso sanitário. Eles não se desintegram e entopem a passagem de água que vai para o sistema de esgoto do imóvel;

·       Restos de alimentos não devem ser descartados no ralo da pia ou na tubulação. Remova os restos de comida dos pratos e panelas e jogue no lixo antes de lavá-los;

·       Fique atento aos fios de cabelo e pêlos da barba que descem pelo ralo durante o banho. Eles são as principais causas de entupimento no encanamento do banheiro.

·       Faça a limpeza do ralo da pia com água fervente e sal frequentemente e troque os sifões por novos quando estiverem desgastados ou danificados.

Esgoto no Amapá

A CSA iniciou suas operações de saneamento no dia 13 de julho de 2022. A infraestrutura recebida pela empresa é de 362 quilômetros de rede de esgoto em todo o Amapá. A meta é ampliar esta rede para 1.735 quilômetros durante os 35 anos da concessão, buscando em 17 anos alcançar 90% deste objetivo.

O sistema da capital possui 7 estações elevatórias de esgoto (EEEs), que são unidades de bombeamento que conduzem o material coletado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no bairro Pedrinhas. A ETE devolve o esgoto tratado para o meio ambiente.

Contato

A Concessionária de Saneamento do Amapá possui uma Central de Atendimento 24h para registro de ocorrências relacionadas à rede. Situações como extravasamento nas vias, entupimento, outras informações e dúvidas podem ser relatadas por meio do 0800 086 0116.

Comunicação CSA